Neil Gaiman é natural de Portchester, nasceu no dia10 de novembro de 1960 é um melhores autores de romances/quadrinhos inglês, vive em Minneapolis, Estados Unidos a mulher, Mary McGrath, e os filhos: Holly, Michael e Maddy Gaiman.
Entre suas obras em prosa estão "Deuses Americanos" e "Belas Maldições", a segunda em parceria com Terry Pratchett; e sua obra mais conhecida é Sandman, que tem como personagens principais o Sandman, uma personificação antropomórfica do Sonho que também é conhecido como Morpheus, numa referência à mitologia grega e seus irmãos, Morte, Destino, Delírio, Desejo, Desespero e Destruição.
As capas da revista foram desenhadas pelo parceiro e amigo Dave McKean (com quem trabalhou em outras histórias como: Violent Cases, Orquídea Negra e Mr. Punch), seus trabalhos cinematográficos, são"Mirrormask", estreou em Maio de 2005 nos cinemas e "Neverwhere" mini série para televisão que escreveu, e é exibido pela BBC inglesa.,em 2007, entrou em cartaz a animação Beowulf, co-roteirizada por ele, além do longa de Stardust, uma de suas mais aclamadas obras, realizada ao lado de Charles Vess.
Após ter sido rejeitado muitas vezes por editores, Gaiman adotou o jornalismo como meio de fazer conexões - ele esperava que o ajudassem a ser publicado mais tarde- então começou entrevistando pessoas e escrevendo crítica literária, durante este tempo escreveu seu primeiro livro, uma biografia da banda Duran Duran, e um grande número de artigos para a Knave Magazine, nos fim dos anos 80 escreveu Don't Panic: The Official Hitchhikers Guide to the Galaxy Companion, em sua opinião o livro é o que conduziu à sua colaboração com Terry Pratchett na Comic Novel Belas Maldições.
Após ter se tornado amigo do famoso roteirista Alan Moore, Gaiman começou a escrever HQ's, escreveu duas histórias com seus colaborador e amigo de longa data Dave McKean: Violent Cases e Signal to Noise, um pouco mais tarde, assinou um contrato com a DC Comics que resultou na minissérie Orquídea Negra.
Neil Gaiman escreveu uma quantidade enorme de HQ's para várias editoras, mas seu trabalho mais conhecido é a série Sandman, que narra as aventuras de Morpheus, a personificação do sonho, a série foi, e ainda é uma sensação cultural, arrebanhando fãs ardorosos e tornando os quadrinhos respeitáveis e conquistando um novo público. Sandman começou em 1988 e terminou em 1996, quando Gaiman anunciou simplesmente que a história que começou na primeira edição havia terminado seu curso natural, todas as 75 edições da série regular foram organizadas em 10 volumes que ainda são impressos e vendem bem.
Em 1991, Gaiman publicou os Livros da Magia, uma mini-série em quatro partes que relata uma excursão às partes mágicas e mitológicas do Universo DC, com uma história focada num adolescente inglês que descobriu que tem por destino talvez se tornar o maior mago do mundo. A mini-série foi popular e rendeu uma série regular escrita por John Ney Reiber.
Gaiman não fica preso as Hq's, ele escreve canções, poemas e novelas, como a série de fantasia sombria Neverwhere para a rede de televisão BBC (que adaptou mais tarde em uma novela), além do do roteiro para o filme MirrorMask com Dave McKean, e o script (versão inglesa) para o filme de anime Princesa Mononoke.
Gaiman é um membro da direção do Comic Book Legal Defense Fund (Fundo de Defesa Legal dos Quadrinhos) e regularmente participa de arrecadações de fundos para o grupo, incluindo na criação de material como a história Snow, Glass and Apples - cujo direito autoral foi entregue ao CBLDF.
Quando Gaiman escrevia o livro Deuses Americanos, seus editores criaram um site promocional que consistia de um blog no qual Gaiman descreveria o processo cotidiano de escrever, revisar, publicar e promover a novela. depois que foi publicada, o Web site evoluiu em um Web site oficial mais geral sobre Neil Gaiman, desde então, ainda adiciona textos regularmente ao weblog, descrevendo o processo cotidiano de ser Neil Gaiman e de escrever qualquer que seja o projeto atual.
Gaiman recebeu um prêmio do Fantasy World Award em 1991Sandman - Sonho de uma Noite de Verâo - parte do arco de histórias intitulado Dream Country, e como depois disso a regra foi alterada, impedindo que quadrinhos concorram, ele é o único autor a ter este prêmio. Também recebeu em 2002 o Prêmio Hugo por romance de destaque pela obra Deuses americanos, que ganhou também o Prêmio Nebula no mesmo ano. Em 2003, Coraline recebeu o prêmio de melhor novela. Em 2004, seu conto Um Estudo em Esmeralda ganhou um outro Hugo. Além disso, já ganhou 13 Prêmios Eisner por seu trabalho nos quadrinhos.