Heroes foi criada por Tim Kring, estreou na NBC no dia 25 de setembro de 2006, contando a história de pessoas comuns que descobrem ter habilidades especiais, tais como telepatia, capacidade para voar, etc.
Esses indivíduos percebem-se que estão conectados e que têm por missão evitar a realização de desastres previstas nas imagens feitas por pintores com o dom de precognição. A série segue o estilo das histórias em quadrinhos (Marvel/X-men), com acontecimentos que se desenvolvem em mais de um episódio. Produzida pela Universal Media Studios, em associação com Cauda Productions, é filmada principalmente em Los Angeles, Califórnia, os produtores executivos são Allan Arkush, Dennis Hammer, Greg Beeman e Tim Kring.
Aclamada pela crítica, a primeira temporada de Heroes teve 23 episódios e garantiu uma média de 14,3 milhões de telespectadores por episódio nos Estados Unidos, recebendo a audiência mais alta de uma série drámatica da NBC em cinco anos, a segunda temporada de Heroes atraíu uma média de 13,1 milhões de espectadores e foi a única série da NBC entre os vinte programas mais vistos dos E.U.A durante a temporada 2007-08.
24 episódios foram encomendados para a segunda temporada, mas apenas onze episódios foram transmitidos, devido à greve de 100 dias dos roteiristas americanos, a greve levou ao adiamento e quase ao cancelamento de seis episódio intitulado "spin-off Heroes: Origins", Heroes regressou com a sua terceira temporada, em 22 de setembro de 2008.
Uma extensão da série na internet, Heroes 360 Experience, posteriormente renomeada como Heroes: Evolutions, foi criada para explorar o universo dos Heróis e fornecer informações sobre a mitologia da série, outros mídias oficiais incluem revistas, websites, jogo móvel, roupas entre outros.
Heroes tem garantido uma série de prêmios e indicações, foi indicada em oito categorias no Primetime Emmy Awards 2007, incluindo Outstanding Drama Séries, e foi também indicada para a Melhor série drámatica da televisão, no Globo de Ouro 2007, a série ganhou um People's Choice Award em 2007 na categoria de Melhor novo drama, e foi indicada o Programa do Ano em 2007 pela Television Critics Association e Melhor Programa Internacional no Bafta Awards 2008.
A trama de Heroes é projetada para ser semelhante das histórias em quadrinhos com pequenas histórias que são o pano de fundo para "a ação global ", cada temporada de Heroes foi concebida para envolver pessoas comuns que descobrem poderes extraordinários, e como essas habilidades produzem efeitos na vida da personagem, mas, originalmente, Tim Kring planejou que o elenco mudasse a cada temporada, porém, mudou de idéia quando percebeu que os personagens originais faziam um imenso sucesso com o público, e ele acabou voltando com a maior parte do elenco da primeira para a segunda temporada, com alguns novos personagens.
Heróis ainda inclui uma série de elementos atribuídos a fenômenos de ficção e sobrenaturais, Tim Kring e os criadores da série fazem referência a isso como parte da mitologia da série, esses elementos são: a Companhia, a lenda de Takezo Kensei, as pinturas do futuro, os super poderes e as suas origens, o vírus Shanti e muitos outros.